• Matheus Simplício

A Arte de Aproveitar-se



Passado o Natal, as confraternizações, o Réveillon, um ano novo se inicia. Buscamos nos aproximar de nossas famílias, fazer novos planejamentos e largar os maus hábitos.


E por último, mas não menos importante, queremos aproveitar! Aproveitar o que o começo tem a oferecer. Aproveitar o entusiasmo que a novidade nos traz. E tudo isso, buscamos fazer junto de nossos amigos, daqueles que nos acompanharam durante todo o ano.


E pensando sobre esse "aproveitar", me lembrei da série do Mr.Bean e como ela é engraçada e divertida, mesmo tendo como base algo que não achamos engraçado e nem um pouco divertido: a solidão.


Bean dificilmente está acompanhado. Ele vai ao restaurante sozinho, vai ao clube sozinho, vai as feiras sozinho, joga golfe sozinho, e, incrivelmente, ele parece estar feliz.


O que faz alguém passar a maior parte do seu dia sozinha e ainda assim se sentir alegre? Só há uma resposta para isso: saber se aproveitar.


Amigos são importantes, a família é importante, essas trazem completude à nossa existência. Mas não podemos esquecer da importância da solitude, do ficar a sós consigo mesmo, pois é isso que traz significado a todo o resto.


Talvez não tenhamos dado o valor que as pessoas a nossa volta merecem por não refletir e pensar sobre isso em solitude.


Somente a brilhante interpretação do inglês Rowan Atinkson, como Mr.Bean, para nos fazer rir em situações que costumam dar nó na garganta. Mas a arte é assim, ela embeleza o que costuma ser feio.


Aproveite sua família esse ano, aproveite seus amigos, mas comece a se aproveitar mais. Aproveite o fato de ser escolhido!


"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi..."
Jeremias 1:5

©2019 by Escrito a pena.